terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Livro "Encontre Deus na Cabana" - (Randal Rauser) – Aprendizado 1: O Deus Onisciente


    Depois de ter lido “A Cabana” de William P. Young – que pessoalmente admirei muito toda a historia, que vai muito mais alem do que simples ficção – dei inicio a leitura de “Encontre Deus na Cabana” do autor Randal Rauser, que é uma abordagem critica da historia de A Cabana. O autor Randal, retrata pontos que pessoalmente entende como coerentes, e alguns também que possa ter sido frutos de imaginações, porem nesses mesmos aspectos ele procura esclarecer detalhes que porventura possa ter restado duvidas aos leitores. Isso é o que percebi de inicio, creio que ate o final da leitura terei uma visão mais completa do objetivo do autor.
    Sem mais de longas hoje gostaria de comentar um capitulo do livro Encontre Deus na Cabana, onde me chamou atenção e foi um aprendizado, quando Randal recorda a cena em que Mack em determinado dialogo com Deus – no livro A Cabana -, começa a contar acontecimentos de sua família, e retrata a personalidade de cada membro de sua família, porem Mack como num estalo, questiona que Deus sabe de todas as coisas, então porque ele precisava contar essas coisas, e Deus diz a Ele que realmente é conhecedor de todas as coisas porem nesse momento limitou seus próprios conhecimentos para ouvir essas mesmas historias na perspectiva de Mack, e assim estaria ouvindo todas essas coisas como se fosse a primeira vez, como se fosse uma novidade para Ele. Deus fez isso por amor a Mack, para aproximá-los, para terem comunhão, ou seja, um relacionamento mais próximo como amigos e como Pai com um filho. Baseando-se nisso, o autor faz um paralelo da Escritura Sagrada, onde Abraão é testado por Deus, quando pede seu único filho Isaque em sacrifício.


“[...] Quando Abraão estava prestes a sacrificar Isaac, Deus interveio e disse: “Agora sei que temes a Deus” (Gênesis 22:12). Se interpretássemos isso literalmente, implicaria que Deus não saberia se Abraão iria ser-Lhe fiel ate testá-lo. Mas não pode ser assim, pois todos os dias da vida de Abraão foram escritos no livro antes de qualquer um deles ter sido vivido (Salmo 139:16). Se Deus conhece todos os eventos antes que eles ocorram, incluindo cada detalhe da vida de Abraão, então qual o propósito de testá-lo? O propósito não era que Deus iria saber que Abraão estava totalmente comprometido com Ele, mas sim o que Abraão aprenderia sobre sua própria fé e seria fortalecido por ela”
    Abraão não tinha certeza se depois de subir o monte, voltaria pra casa com Isaque, mas Ele estava disposto a sacrificá-lo por amor e obediência a Deus, pois ele sabia que Deus é fiel e iria cumprir a promessa de que ele seria o pai de uma grande nação. Conclui-se que independente de voltar com Isaque vivo ou não, ele tinha certeza que Deus manteria a promessa e de alguma forma haveria um livramento.
    O mais incrível – e também obvio – é que Deus já sabia que Abraão iria subir o monte com Isaque, e estaria disposto a ir ate o fim, e Deus não queria simplesmente testá-lo, porque o resultado Deus já sabia, mas assim como entende Randal Rause, Deus queria fortalecer a fé de Abraão, Deus queria demonstrar uma lição de confiança, submissão, amor, misericórdia, e acima disso, de fidelidade. Não restam duvidas de que depois dessa experiência maravilhosa, a fé de Abraão amadureceu e aumentou muito.
    Mais um exemplo é a historia do Rei Ezequias, que depois de adoecer, Deus através de Isaias manda dizer que ele iria morrer. Depois dessa noticia o Rei chora e suplica por uma vida mais longa, e depois desse apelo Deus ordena Isaias dizer a Ezequias que havia decidido estender sua vida. (2º Reis 20: 1-6).


“Se estendêssemos este texto literalmente, concluiríamos que Deus mudou de idéia depois de ouvir as presses de Ezequias. Mas, se Deus conhece perfeitamente o futuro, Ele não pode mudar de idéia (Numeros 23:19). Deus sempre soube que Ezequias iria suplicar por uma vida mais longa. E Deus também sabia que iria lhe conceder o pedido. Mas, então, quando Deus disse originalmente a Ezequias que sua morte era iminente, Deus sabia que realmente não era. Então porque disse a Ezequias que ele iria morrer? Volte a pergunta de Mack a Papai, Jesus e Sarayu. Por que eles agiam como se não soubesses todos os detalhes sobre a família de Mack? A questão é que só assim eles poderiam ter uma conversa com Mack. E porque Deus não contou desde o inicio a Ezequias o que ia acontecer? Para que Ezequias fosse ate Deus em suas orações, de uma maneira que o beneficiasse. Deus desse ao nosso nível e interage conosco como se fosse um ser humano, e o faz para que possamos entrar em relacionamento com Ele.
    Muitas vezes passamos por situações em nossas vidas, situações difíceis, as vezes dentro da família, com amigos, no trabalho, e ate mesmo na igreja, e clamamos a Deus por um socorro que parece nunca chegar. Deus sabe das nossas situações, Ele sabe quando estamos bem e quando não estamos nada bem, Ele sabe quando precisamos de ajuda, Ele sabe de todas as coisas, porem nos humanos falhos que somos, queremos respostas de imediato. Sabemos que as coisas não são necessariamente no nosso tempo, mas no de Deus. Difícil é aprender esperar, e esperar confiante. 
  Quando pedimos, pedimos, pedimos e ainda não recebemos, Deus não esta só nos testando para saber o quanto queremos mesmo aquilo, ou o quanto precisamos, porque Ele já sabe o quanto queremos e precisamos, mas Ele esta nos PREPARANDO, esta nos MOLDANDO, moldando a nossa fé. Ele já sabe ate onde iremos, o quanto insistiremos por algo, mas Ele também deseja que estejamos prontos para ser atendidos, isso mesmo!!!, as vezes pedimos coisas que não estamos prontos para receber, é como sendo menor de idade pedir um carro de presente pro pai, o pai digamos que ate poderia dar o carro de presente, mas ele sabe que o filho não esta totalmente preparado, porque antes ele precisa completar 18 anos, tirar habilitação, e assim então poder dirigir um carro sem qualquer problema com a lei, no que se refere a habilitação para dirigir um veiculo. Isso não tem nada com merecimento, por que se pensar em merecimento para com Deus, estaria-mos perdidos não é mesmo? Isso porque muitas vezes somos filhos muito desobediêntes, imerecedores de qualquer coisa.
    Quando pedir algo a Deus e receber, testemunhe, testifique a maravilhosa graça e misericórdia de ser atendido por um Deus tão grande. Imagine, você na sua “pequinês” diante de todo o universo, nas bilhões de bilhões de pessoas no mundo através de todos os tempos, você ser atendido por esse Deus criador e supremo ... com certeza é dever nosso testemunhar para que a fé de outras pessoas sejam fortalecidas, não para nossa glória, mas para honra e glória de Deus. 
     E se você tem pedido algo a Deus que ainda não recebeu, espere, ainda não esta no tempo certo, e isso não quer dizer que não ira receber, e sim que deve esperar mais um pouco, não desista de sua fé, não desista de clamar, e principalmente agradeça mais. Quando você agradece pelo que tem, mesmo que seja o mínimo, e quando você intercede pelas pessoas a sua volta, o SEU pedido é atendido, porque você esta se importando com os outros, e Deus se importa com todos igualmente.
    Se o seu pedido na sua perspectiva esta demorando a ser atendido, lembre-se que Deus tem o melhor, Deus tem tudo àquilo que fará apenas o bem pra nos, e por nos, porque Ele conhece o nosso futuro, então, não seja ansioso em buscar coisas por si mesmo sem a orientação de Deus, porque isso seria como trocar o banquete de Deus pelas migalhas desse mundo.

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porem peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer” (Thiago 1. 5 – 7).


“Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração” (Mateus 21:22).
-------------------------------------
Saudações ...

André L.


2 comentários:

  1. Leegal. Esse post abriu o apetite da minha mente para degustar este livro,, "Cabana", tenho lido e ouvido muita coisa boa sobre ele, alguns até o comparam ao clássico dos clássicos O Peregrino- obra prima de john bunyan.

    Fica na Paz de Jesus amigo blogueiro...

    ResponderExcluir
  2. Cara...recomendo esse livro "A Cabana", se voce lê-lo com a mente aberta a aprender, sem duvida, vai absorver muita coisa boa e verdadeira a respeito do nosso relacionamento com Deus.
    Uma das coisas é a própria certeza de que Deus não é um ser velho, com barba longa e uma bengala, mas é um amigo, Pai, ajudador, orientador, independente de sua forma aparente, Ele continua o mesmo Deus ontem, hoje e sempre ... nosso Papai =)

    Grande abraço ... Fica na Paz \0/

    ResponderExcluir