sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Todos Morrem, mas nem Todos Vivem [...]



   Devia Ter, Queria Ter, Devia Ser [...] Todos Morrem, mas nem Todos Vivem.
    Na ultima quinta feira, em uma pregação do Prº Vilson, ele atravez da Palavra do Senhor, nos fez refletir em algo muito importante, mas pouco valorizado, Nossa Vida.
    Afinal de contas, qual tem sido nosso propósito de viver nesse monte de terra, água, gases, fauna e flora a qual chamamos de Planeta Terra?, Porque você foi colocado nesse mundo?, qual é o objetivo de sua existência?, Qual é a razão de você ter se tornado ou estar se tornando o que é hoje?
    Muitos pensam que viver aqui é obra do acaso, é uma simples trajetória de nascer, viver e morrer. Mas seria só isso?, será que estamos aqui simplesmente pra “curtir o momento” de vida?. Minha opinião é que esse pensamento é muito simplório de mais. Logo você vai entender o porquê.
    O objetivo de vida de muitos se tornou simplesmente CONSUMIR, nada mais do que comprar, comprar, comprar, comprar. O consumo exagerado se tornou medida de escape pra tudo, “Estou feliz, vou fazer compras”, “Estou triste, vou fazer compras pra ver se me animo”,”vou viajar, então preciso comprar algumas roupas novas justamente pra viajar”,”Vou ficar por aqui mesmo, mas vou comprar alguma coisa só pra variar”. Fiquei espantado em como a moda tem se tornado a principal religião de muitas pessoas. A mídia lança uma coisa após a outra, e é notável que cada coisa é totalmente diferente e “melhor” que a anterior, para que assim quem não tem, se sinta como fora da casinha, precisa comprar pra ser notado, porque se não ter o que todos tem seria como se fosse do “tempo das cavernas”. O lixo final deixado por esse consumo já não esta tendo mais lugar, e uma das maiores economias do mundo – Estados Unidos – já estão EXPORTANTO LIXO para outros paises por não haver espaço em seu local industrial, talvez não diretamente, mas sem duvida, é possível perceber por suas milhares de fabricas espalhadas pelo mundo. Essa semana assisti um vídeo educativo chamado "A Historia das Coisas" que trata desse assunto (http://cesarauth.blogspot.com/search?updated-max=2010-12-08T03%3A13%3A00-08%3A00&max-results=5), e foi de assustar, é longo e pra não me delongar muito nesse texto, visto que é um assunto sem fim, vou destacar dois pontos importantes desse vídeo.
    O primeiro é que, todos sabem que o melhor e mais importante alimento para um bebe recém nascido é o leite materno certo?, porem acredite, é o alimento muitas vezes mais tóxico que o bebe ingere em seus primeiros meses de vida. Nós respiramos diariamente toneladas e toneladas de gases tóxicos expelidos pelas industrias, embora algumas não estejam em nossas próprias cidades mas chega a nos pelas correntes de ar de outros locais. A mãe ingere esse tóxico que passa a correr em suas correntes sanguíneas, e consequentemente alimentando o bebe com leite materno e uma pitada de gases tóxicos ingeridos anteriormente pela mãe.
    O segundo é que muitos produtos que compramos, o seu preço final não paga nem o aluguel do local de venda, nem a conta de luz, nem o salário do funcionário que te atendeu, ou você acha que um pendriver de R$ 25,00 paga por todo o processo de sua  extração da materia prima, produção, e consumo?. Sabe o que esta embutido nisso e que faz com que o preço final seja essa mixaria? Não preciso citar todos, mas o principal é a mão de obra barata, de crianças, adolescentes e jovens que deixaram de estudar pra começar a “pegar no pesado” pra sobreviver, trabalham horas pra ganhar um valor que não paga nem a refeição de um dia inteiro, e quanto mais eu e você consumimos, mais eles precisarão se afastar das escolas, e trabalhar mais para suprir as “nossas necessidades”, porque o governo mesmo, esta muito mais preocupado com os seus recursos financeiros e econômicos do que com os recursos educacionais, e não preciso nem explicar o porque, já que isso está totalmente explicito em toda parte.
    O objetivo de vida não pode ser simplesmente trabalhar, pra ganhar dinheiro, e consumir demasiadamente como muitos tem feito. Isso não é aproveitar a vida, isso não é viver, talvez traga alegria num dado momento, mas não perdura por muito tempo, precisará comprar mais alguma coisa pra alimentar esse vicio e essa falsa satisfação e bem estar, e saiba que esse ciclo não tem fim.
    A vida é muito mais que isso, a morte não respeita idade, grau de escolaridade, raça, nem importância social. Vá ao cemitério algum dia desses, olhe nas lápides, os nomes, as idades, o que essas pessoas aproveitaram da vida?, que legado elas deixaram?, o que marcou suas existências?, como elas são lembradas pelas pessoas? Se você acha que por ser jovem isso é algo fora de cogitação, acorde pra realidade, cada vez que você pisca, uma pessoa morre no mundo, mas não é parando de piscar que isso será evitado ta rsrsrsrs. E quando chegar sua vez, como será lembrado por seus familiares, amigos, filhos [...] ?
    A palavra do Senhor diz: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundancia” João 10.10. “O Filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Mateus 20:25-28).
    Quer saber porque você veio a este mundo?
    Você veio para SERVIR. Jesus o filho de Deus, enviado dos céus veio a esse mundo e nos deixou sem exemplo de que estamos aqui pra servir e não ser-mos servidos. A razão de estarmos aqui é para glorificar o nome de Deus, ser exemplo para os outros, ser imitadores de Cristo, se sua vida tem tido razão pra tudo, menos servir a Deus, então tem alguma coisa errada, pois servir a Cristo traz em si toda a satisfação de vida necessária, traz toda alegria necessária, a qual nada nesse mundo pode representar o mínimo disso. Sirva a Cristo, seja feliz, extravase, fale um pouco de bobeira sadia pra variar, não seja tão serio com tudo, brinque, grite, faça coisas que não tem coragem de fazer por medo de estragar sua imagem perante as pessoas de que você é uma pessoa assim ou assado, aposte corridas com seus amigos, jogue futebol, assista um filme, faça coisas fora da agenda, fora do ritual diário de sua vida, converse com as pessoas, dialogue, conte seus sonhos e desejos, saia um pouco mais da frente do computador pra variar, leia bons livros, mas em tudo adore a Deus, tudo quanto fores fazer, que seja para adorar a Deus, que seja para gloria do Pai. Jesus não era “crente”, afinal Ele é o próprio Deus, e não vejo Ele como um ser serio com sobrancelhas fechadas, mas vejo como uma eterna criança, sempre feliz, alegre, fazendo as pessoas ao seu redor rirem, refletirem, ensinado de maneira gostosa, sem qualquer ritual religioso.
    Eu gosto muito de uma musica do Titans chamada Epitpafio, e diz assim:

“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr..."


    Essa letra repete muitas vezes as palavras “Devia ter” e “Queria ser”, isso representa uma pessoa que chegou numa idade meio avançada, e não aproveitou sua vida, talvez por se enfiar no trabalho, na correria do dia a dia, e se preocupar tanto consigo que não percebeu quanta coisa perdeu a sua volta. Não espere chegar em sua velhice para perceber quanta coisa perdeu, ame mais, se apaixone cada dia mais, sorria, não perca seu tempo com coisinhas pequenas e chatas do dia a dia, não deixe que essas coisinhas estraguem ele, valorize a vida que Deus te deu, e aproveite, pois você só tem uma. 
    O dia de ontem não volta mais, o dia de hoje pode ser mudado, e o amanha construído, mesmo que seja incerto demais, e possa cair em meio ao vão, mas plante suas flores hoje, para que amanha ela possa desabrochar e lhe dar memórias de alegrias e não de tempo perdido.
    A sua vida é para glorificar a Deus, não por obrigação, mas por livre escolha, e você é livre para decidir seus caminhos, mas reflita bem antes de escolher para que amanha você não repita essas palavras ...

... Devia ter, Queria ser.

    Enquanto temos a preciosidade chamada Vida, teremos sempre tempo de tudo mudar.

----------------------------------------------------
Saudações ...


... André L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário