quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Louvor esta fraco ou sou Eu ?

          
          Por cantar o que não vivem é o motivo de muitos falarem que o louvor esta fraco. Quem nunca saiu depois de um culto e não pensou isso? Muitas vezes estamos na casa do Senhor, louvando e pecando ao mesmo tempo, isso acontece quando cantamos aquilo que não vivemos, quando saem das nossas bocas palavras que não estão plantadas no coração, e esse tipo de marcara abre brechas e gera feridas na alma, causando muitas vezes, um desânimo emocional e espiritual.
         Esses dias conversando com uma pessoa ela me perguntou: "André você acha que é pecado quando no meio de uma musica eu não canto uma determinada frase?"...continuando o assunto ela me explicou que não vê verdade dessa frase no meio cristão, ou seja algo que não é vivido na comunidade. Vias de fato penso que é melhor não cantar determinada frase do que declarar algo que não é vivido, melhor seria nos corrigir-mos, meditar naquilo que é anunciado e assim ter o coração em paz para cantar algo e saber que vive aquilo (ou pelo menos tenta).
         Um erro comum decorrente disso é que muitos se deixam levar pela melodia, pelo instrumental, pelo calor do momento, e não presta quase nenhuma atenção no que esta saindo de sua boca. Você acha que pode cantar uma musica de comunhão com o irmão se você tem algo contra alguém, ou se alguém tem algo  contra você? Da mesma forma que isso nos torna indigno de participar do Corpo e do Espírito num dia memorial de ceia, também nos torna indigno de declarar tal palavra de comunhão. Esse também é um dos motivos de muitos estarem frios no momento do louvor, nesse momento sublime e especial de adoração em comunidade, suas mentes estão em qualquer lugar menos na presença de Deus, esta planejando o que fazer depois do culto, esta pensando em mil coisas e fica alheio ao que ocorre nesse tempo maravilhoso de louvor e adoração a Deus.
         Um dos papeis do ministro de louvor é usar a musica para edificar corações, creio que a musica pode  tocar um coração tanto quanto a mensagem da Palavra, o momento musical num culto é como se fosse à água e o nutriente que vai regar o coração que é a terra, para assim ser lançada a semente da  Palavra, creio que assim deve ser a visão de um Ministro de Louvor. Ele jamais deve ter autoconfiança de mais, achar que ministra bem, que é só falar alguma coisa bonita lá na frente e pronto, o Ministro deve saber que ele depende totalmente de Deus, saber que através dele, o Espírito Santo estará preparando os corações para que a mensagem possa entrar e causar efeito na vida das pessoas, então não pode achar que é só dizer algumas palavrinhas de efeito e pronto, pois a ministração vem do Espírito Santo, e por isso seu próprio coração precisa estar cheio dEle e assim regar as vidas com a musica. Se o próprio coração não estiver regado pelo Espírito, vai ser difícil transmitir edificação espiritual para a Igreja, porem nosso Deus é tão maravilhoso e incrível, que a sua misericórdia  alcança cada coração, e assim derrama a sua gloria no meio da celebração, e com poder fala atravez da musica.
         Ministrar, não necessariamente é pregar em cima de cada musica, mas ter sabedoria para extrair a essência da letra, a mensagem dela, entender o que é cantando, porque muitos se emocionam com a melodia e mal sabem o que estão cantando. Isso é triste...vigiai e orai. Por isso não caia no erro de escolher uma musica simplesmente porque é "legal de tocar, é legar de cantar, tem umas voltinhas bonitas, e bla bla bla", porque nada disso vale, se não souber-mos o que estamos declarando, se não vivemos o que sai de nossa boca, pois já sabe....Mateus 15:11 “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem". Sendo assim o MINISTERIO DE MUSICA da Comunidade é muito mais do que instrumentistas talentosos, vocalistas que alcançam notas maravilhosas, equipamentos de ponta, isso qualquer banda mundana pode ter  tambem não é mesmo?, nossa diferença é que tudo isso deve ser usado para Louvar e Adorar ao Senhor, pois "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade", e se temos cantado ou tocado pensando em aparecer, estar em destaque na frente das pessoas, é melhor repensar nossas atitudes. Estamos lá para conduzir o povo à adoração, e adoração não é simplesmente esses 20 minutos de musica num culto, mas sim, a nossa vida cotidiana, dessa forma, que a começar em mim, minha vida possa ser uma vida de adoração a esse Deus verdadeiro, e mesmo algumas vezes falhando e entristecendo o meu Deus, que eu venha buscar melhorar a cada dia, me dedicar mais e mais, oferecendo sempre o meu melhor para Deus me usar á conduzir o povo á adoração atraves do Espírito Santo.
          Da próxima vez, pense bem antes de falar que o "louvor da sua Igreja" esta fraco, a "igreja" é você mesmo, e o que você tem feito para melhorar? Comece intercedendo pela vida dos envolvidos, e pra perceber alguma melhora significativa, se envolva  tambem no trabalho, comece a louvar no seu dia a dia, tenho certeza que poderá ouvir a suave voz de Deus atraves das musicas. 
          Em todos os sentidos, os que estão a frente normalmente levam mais pedradas do que os que estão escondidos em seu conforto cômodo. Podemos criticar musicalmente, mas jamais á espiritualidade de quem esta tocando ou cantando, só Deus conhece o coração de cada pessoa.

----------------------------------------------------
Saudações ...



... André L.

Um comentário:

  1. Grande André...escrevendo...gostei da abordagem.
    Se me permite vou colocar minha opinião.
    As pessoas que frequentam uma comunidade cristã, devem entender, que o ajuntamento semanal como cristãos em comunhão, deve refletir o que esta pessoa vive durante seu dia a dia. A casa do Senhor, somos nós, o verdadeiro culto acontece em nós, e depois compartilhamos nossa devoção pessoal com outros que professam a mesma fé.
    Sentir que não canta o que vive, ou que acha que os outros não vivem aquela determinada música, é produto de uma vida cotidiana infrutífera. Se eu não vivo a letra cantadada, devo buscar em Deus misericórdia e graça, e pedir que nos mude de dentro pra fora, pois este é o maior milagre.
    Adoração não é música, ministro de louvor não é aquele que dirige o momento musical na igreja. Ministros somos nós, como Diz 1Pe 2.9 "Vocês são o sacerdócio real, geração eleita..." Nós somos. Aassociar música somente ao louvor é minimizar a responsabilidade que cada cristão têm de adorar todo dia, com sua vida, seu testemunho, com sua verdade. O desafio é sermos a imagem e semelhança de nosso Deus. Essa é a melhor forma de adorar. Adorar não é fazer o melhor para Deus, é SER o melhor para Deus.
    Quem reclama que os outros não vivem o que cantam é julgamento e resultado de uma vida centrada no ego; quem reclama de si mesmo e busca misericórdia em Deus é resultado de um coração quebrantado, centrado nas sua fraquezas e namisericórdia de Jesus. Esse segundo, está no caminho certo.
    É isso, beijão Andrézívoros!

    ResponderExcluir