quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Esfriamento da Juventude Cristã


    

      É nítida a situação dos jovens cristãos nos últimos tempos, nítido como o conformismo tem tomado conta de muitas vidas nesses dias. O mundo tem oferecido prazeres puramente carnais, e muitos de nossos amigos tem caído nessa armadilha do inimigo das nossas almas.
      Há um enorme desinteresse pelas coisas de Deus, quem sou eu pra dizer ou apontar alguma coisa, sou mais um simples ser humano cheio de falhas, mas com minhas experiências pessoais, e vendo noticias na TV, Internet, e demais meios de comunicação, percebe-se a falta de compromisso e dedicação de algumas pessoas para com as coisas de Deus. Quer ver? ... De repente aparece um artista vestindo uma roupa e jovens aos milhares querem copiar, e acham aquilo a coisa mais "super star", aparece alguém na TV dizendo "olha, isso aqui é bom", e muitos acreditando nisso, entram nesse cenário, ou seja, não é uma tarefa tão difícil pra mídia, manipular a mente de alguns jovens e adolescentes. Mas e os valores e princípios bíblicos? Muitos jovens ainda vivem a éra do "ficar", não conseguiram se livrar disso, e com a maior cara de pau possível vão as suas Igrejas - ou melhor dizendo, Comunidade Cristã - e levantam as mãos, tocam seus instrumentos musicais, cantam, choram, "ai que gloria Jesus, que emoção estar aqui" =/. Outros são aqueles "crentes dodói", não se pode falar nada que o contrarie e pronto ja é motivo pra desentendimento, fazer bico, e ate cogita a idéia de esganar aquela pessoa kkkk, mesmo assim esta lá nos dias de ceia participando do corpo e do sangue. Misericórdia Senhor.
      Porque muitos jovens têm abandonado a fé? Porque muitos Jovens tem abandonado sua Comunidade Cristã?
      "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará" - O mundo tem piorado a cada dia que vivemos, e muitos são levados por não estarem firmados verdadeiramente na Rocha que é Cristo, basta um pouquinho de vento, uma pequena tempestade e eles são levados, por não estarem focados em Cristo.
      “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” - Ninguém é inútil dentro do corpo de Cristo, cada um tem uma função, seja o trabalho do pregador, do ministro de louvor, ou da senhorinha que coloca os copos descartáveis no bebedouro, todos tem função digna na casa do Senhor, nada que é feito em prol do crescimento e do bem estar da Comunidade passa despercebido aos olhos de Deus.
          Tenho percebido que uma das coisas que tem levado nossos jovens pra fora, é a ROTINA. Esse sentimento de ir simplesmente pra mais uma reunião, ir para mais um encontro com a galera, ir pra encontrar os amigos e depois comer um lanche na praça. A reunião de jovem passou de momento especial de adoração e culto ao Senhor, para um puro e simples "ponto de encontro". A culpa é de quem? Do Líder? Bom é o que muitos pensam. O líder que não inova, o líder que não faz isso,  o líder que não organiza passeio pra nos, o líder que não organiza intercâmbios, o líder que é chato, o líder canta ou toca mal, bla bla bla bla, mas os mesmos que acusam o líder, quase sempre são os mesmos que não cooperam em nada pra ajuda-lo a melhorar o ministério no que precisa ser melhorado, só sabem apontar os erros, mas não sugerem soluções, a esses nem compensa dar ouvidos.
      Tem algumas frases do pastor Luciano Malheiros que podem nos ajudar a pensar sobre isso:
      “Me dê doze adolescentes consagrados a Deus, e eu ganharei todo o mundo.”
      “Entregue os seus pontos fracos para Deus e invista nos seus pontos fortes, o Ministério agradece.”
      “O Ministério que está focado em eventos, não em relacionamentos, está vivendo na idade da Pedra.”
      “Estou cercado de dois tipos de adolescentes: os que vibram com o Ministério e recebem as suas bênçãos e os que criticam o Ministério, amparados por pessoas frustradas e sem valor. O futuro destes é o mesmo de seus manipuladores.”
      Pessoal, o líder não é aquele que tem a "obrigação" de fazer tudo, o líder é aquele que direciona os seus liderados, cuida pra que tudo ocorra da melhor maneira possível, por outro lado, o líder que quer fazer todas as tarefas na organização de qualquer coisa, corre o risco de se frustrar e pior....SOZINHO. Um bom líder sabe designar tarefas. Galera seus lideres também tem seus compromissos pessoais, tem que trabalhar, estudar, estar um tempo com a família, tirar um tempo pra relaxar também, entre outras coisas. Eles não são um ser totalmente diferente de você, por isso, o ajudem na condução do Ministério de Jovens e Adolescentes, construam juntos um ministério firme e forte em seus propósitos e nos de Deus também é claro, sejam intercessores. A partir do momento que você começar a orar mais, e principalmente pelo ministério e pelo seu líder, se colocando no lugar dele, e o ajudando no que for preciso, dificilmente o desanimo poderá abalar sua fé de maneira a te esfriar espiritualmente, pois você a estará exercitando, e tudo que faz exercício fica melhor e mais forte.
      Por fim, sejam espelho para o mundo, façam a diferença no seu ambiente, não se molde aos padrões do mundo, que as pessoas queiram ser um cristão como você, que você possa ser exemplo para os outros que virão, o ministério agradece, seu líder agradece, e Deus lhe recompensará.
      ”Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25:21).
      Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10.


Saudações....

..... Andre L \0/

2 comentários: