quinta-feira, 5 de abril de 2012

Não Troque o Cordeiro pelo Coelho !



      O que é a Páscoa?  Quando faço uma pergunta como esta, olho para o futuro com preocupação, pois, ao longo dos anos, temos deixado de relembrar às nossas crianças o sentido das comemorações cristãs. Para muitos cristãos de hoje é normal comemorar a Páscoa com ovo de chocolate, coelho, malhação de Judas, abstinência de carne vermelha, etc. É o sincretismo do comércio, com a crendice popular e o religioso. Muitas dessas práticas, como o ovo e o coelho, vêm de cultos pagãos, onde eram símbolo de fertilidade e vigor sexual.

      Na sociedade moderna o cordeiro de Deus (Jo 1.29) foi trocado pelo coelho. E o mais terrível é que isto não é algo apenas do comércio, mas um ensino repassado pelas escolas. Corremos sério risco, em um futuro próximo, de nossos filhos não saberem de fato o que é a Páscoa, e esquecerem completamente do sentido da morte e ressurreição de Jesus.

      A Páscoa que comemoramos tem sua origem no Velho Testamento, quando da saída do povo de Israel do Egito. Na noite da  saída, Moisés instituiu a Páscoa (Êx. 12). O povo ainda estava no Egito, mas pela fé, Moisés mandou que as famílias se reunissem prontas para a partida, e que matassem um cordeiro sem defeito, e que seu sangue fosse passado nos portais das portas, para que o anjo da morte não atingisse seus filhos. A carne do cordeiro deveria ser comida, com ervas amargas e pães sem fermento, para lembrar os anos amargos passados na escravidão. Naquela noite o anjo da morte passou por cima (daí a palavra páscoa) das casas dos israelitas, e seus filhos foram livres da morte pelo sangue do cordeiro.

      Jesus é o “cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo. 1.29). Assim como os israelitas eram escravos no Egito, o homem é escravo do pecado (Jo. 8.34). Pelo pecado cada ser humano está condenado à morte (Rm. 3.1-23; 6.23). Mas, pelo sangue do “cordeiro de Deus” somos livres do pecado e da morte (Ef. 1.7; I Jo. 1.7). “Cristo é a nossa páscoa” (I Co. 5.7). Ele morreu para pagar por nossos pecados, e ressuscitou ao terceiro dia, garantindo-nos a vitória sobre a morte. Por isso mesmo podemos cantar como Paulo: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Co. 15.55-57). A Páscoa é a passagem da morte para a vida em Cristo (Jo. 5.24), da escravidão do pecado, para a liberdade em Cristo Jesus (Jo. 8.36).

Feliz Páscoa!

--------------------------------------------

Saudações ...



... Andre L.